Quem é o Pituco?

Entre meados de 2022 e final de 2023, a fundadora da vegana beauté, Sofia, estudante de Ciências Biológicas, trabalhou no biotério de criação de ratos e camundongos da universidade em que estuda, no qual se apaixonou por estes pequenos animais - especialmente pelos ratos - compreendendo o quanto são inteligentes, afetuosos e cheios de personalidade, e entendendo ainda mais a importância do veganismo e dos produtos livres de crueldade animal. Já estava planejando criar a marca, e o dinheiro da rescisão possibilitou comprar o estoque inicial, registrar o nome e criar o domínio do site.

pituco baby

O Pituco nasceu em 26/10/2022 e foi o único sobrevivente de uma ninhada de dois. Sendo um rato bastante pequeno, acabou ganhando esse nome da Sofia. Conforme ele crescia, continuava não atingindo os padrões para uso em pesquisa e sendo o menorzinho  - entretanto, demonstrava ser extremamente dócil e acabou conquistando o coração da Sofia.

Era iminente que seria eutanasiado por conta de não corresponder aos padrões. Acabou também ficando cego de um olho devido a uma infecção, e a Sofia, então, procurou e encontrou na legislação embasamento para pedir sua adoção, tornando-se a sua tutora oficial.

pitucao

Pituco foi um ratão que viveu uma vida cheia de regalias, incluindo uma dieta de tomatinhos cereja, açaí na tigela, frutas variadas, petiscos, móveis e rodapés. 

O Pituco foi escolhido para ser nosso mascote e estrelar os "Selos Pituco", que são a forma simples e divertida que encontramos de ilustrar em quais categorias se encontra o produto que você está adquirindo sem precisar ficar lendo muitas informações - já que a sina dos veganos é ler rótulos, nós resolvemos simplificar um pouco as coisas! -, dentro de critérios que consideramos importantes na escolha consciente de um produto:

selos pituco

 

Quanto mais "Selos Pituco" o produto possuir, mais ele está contribuindo não só com a causa animal, mas também com a sustentabilidade e a economia circular!

Nota:

Infelizmente, o Pituco não conseguiu desfrutar o sucesso da sua carreira e acabou falecendo algumas semanas após o lançamento da nossa marca.

A sua linhagem, SHR é especialmente selecionada para estudo de doenças cardíacas e renais, e às vésperas de completar 1 ano e 7 meses, o Pituco começou a manifestar sintomas do que parecia uma pneumonia.

Porém, após fazermos radiografias e exames de sangue, constatamos que ele estava com cardio e hepatomegalia (coração e fígado de tamanho aumentado), pressionando os pulmões, que também estavam com líquido, causando insuficiência respiratória. A creatinina e uréia estavam aumentadas e estava com quadro de insuficiência renal. 

O Pituco estava com muita dificuldade respiratória e praticamente parou de se alimentar e de se hidratar, e foi feita a sua eutanásia como forma de evitar que seu sofrimento fosse prolongado.

Comeu sua última tigelinha de açaí e foi para um passeio na grama na manhã em que nos despedimos 💛